top of page
  • Foto do escritorServi Imagem

TOMATE: DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DESTE ALIMENTO TÃO VERSÁTIL

Tomate é um dos alimentos mais versáteis e nutritivos que encontramos na Natureza. Ele está presente em uma infinidade de saladas e molhos. Pode ser apreciado cru, cozido ou processado, conferindo sabores diferentes às receitas. Mais importante do que toda essa versatilidade, vale destacar os benefícios que o consumo frequente oferece.

Fruto, legume ou verdura? Muitos acham que o tomate é um legume por fazer parte da salada, mas ele é uma hortaliça do tipo fruto, mesmo sem o sabor doce. Ele demorou para chegar à Europa e, apesar da fama dos molhos italianos, o tomate só chegou ao velho mundo no século XVI, proveniente da região andina, na América do Sul. E, no início, eles não eram comidos, mas usados como decoração nas mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar tomate como comida. Por lá, chamaram o fruto de “pomo d’oro” (pomo de ouro), que também deu origem ao nome da receita de molho de tomate pomodoro.

A nutricionista Adriana Stavro explica que, entre os principais nutrientes do tomate, por exemplo, estão licopeno, vitaminas A, C, e do complexo B; e minerais como potássio, fósforo e magnésio. Ela também cita alguns benefícios do fruto e afirma que “quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes”.


Fonte: VIVER BEM UOL


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page