• Servi Imagem

LER TEM VALOR TERAPÊUTICO E PODE AJUDAR SAÚDE MENTAL

Para os amantes da literatura pode não soar novidade saber que o livro tem valor terapêutico. O poder da palavra escrita atinge tanto o campo intelectual quanto o emocional, promovendo a conexão consigo mesmo e com a realidade ao redor.

Formada pela união de dois termos gregos "biblion" (livro) e "therapeia" (tratamento), a biblioterapia faz bem à saúde mental por meio da leitura. Esse tema é objeto de estudos desde meados do século XX, como mostra o estudo "A Leitura Como Função Terapêutica: Biblioterapia", realizado por Clarice Fortkamp Caldin, doutora em literatura e professora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O estudo aponta que a relação entre a psique e a literatura já tinha sido observada por Freud e Jung.

O ato de ler libera as emoções, promove vivência e aprendizado por meio da projeção e identificação com os personagens das histórias. A leitura proporciona informações, encoraja o leitor a agir e tomar decisões, encarar a sua própria realidade ao observar e acompanhar as experiências dos personagens.


Fonte: UOL VIVA BEM


1 visualização0 comentário