• Servi Imagem

DÚVIDAS SOBRE O ENXAGUANTE BUCAL

O enxaguante é uma solução que contém substâncias químicas que complementam a higienização mecânica, ou seja, o uso do fio dental, a escovação com creme dental (de preferência com cerdas macias e brancas), e a limpeza da língua, que pode ser feita com a própria escova ou com um higienizador específico. Ele também serve para auxiliar em alguns tratamentos, bem como na prevenção de doenças, mas sempre exercendo o papel de coadjuvante. Se utilizado de maneira correta, o enxaguante ajuda a manter uma boca mais saudável.

O enxaguante não remove a placa bacteriana (biofilme dentário) que fica grudada e nem mesmo as superfícies dentais. Ele também não remove o biofilme do dorso da língua. O produto tem apenas uma ação química, que não substitui a limpeza manual.

Os especialistas alertam para o cuidado com o uso de enxaguantes com álcool em sua composição, também para adultos. Embora, atualmente, sejam a minoria, essas soluções ainda existem e podem prejudicar a flora bucal, ou seja, as bactérias "do bem" que temos na boca e provocar câncer bucal em pessoas com vícios como tabagismo e consumo excessivo de álcool.


Fonte: UOL - VIVA BEM


0 visualização0 comentário