• Servi Imagem

CUIDADOS COM O CORAÇÃO GARANTEM UMA VIDA SAUDÁVEL

Em tempos de correria, estresse, má alimentação e pouco sono, muitas pessoas acabam se esquecendo de cuidar do coração e de sua pressão arterial, aumentando as chances de doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral.

A hipertensão é uma doença que atinge cerca de 57 milhões de brasileiros, ou 30% da população adulta, e é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Na maioria dos casos, sua causa está relacionada a mecanismos genéticos, aliados a hábitos de vida nocivos que provocam o estreitamento das artérias.

Os vasos sanguíneos são revestidos internamente por uma película fina chamada endotélio. Quando a pressão do sangue se eleva, os vasos sanguíneos sofrem lesões e desenvolvem um processo conhecido como arterosclerose, que consiste na formação de placas de gordura, levando ao estreitamento progressivo das artérias, causando infartos e acidentes vasculares cerebrais. Além da hipertensão, o tabagismo, o sedentarismo e a dieta rica em gorduras são fatores que provocam a lesão do endotélio, acelerando o processo de arterosclerose.


Fonte: ALPHAPRESS


1 visualização0 comentário