• Servi Imagem

CUIDADOS AO USAR O ÁLCOOL 70%

O álcool em gel tem sido muito utilizado para a higienização das mãos, em substituição a lavagem simples das mãos com água e sabão, apresentando as seguintes vantagens: é menos irritante da pele; possui maior efeito antisséptico; a aplicação é rápida (15 segundos) e proporciona maior adesão dos profissionais de saúde.

A técnica de aplicação da higienização das mãos com álcool em gel é a mesma da higienização das mãos com água e sabão. Importante salientar que é necessário lavar as mãos com água e sabão, após vários usos de álcool em gel, quando as mãos se apresentam pegajosas (excesso de gel) ou apresentam sujidades.

Independente do seu uso (desinfetante ou antisséptico) ou de sua forma (líquido ou gel), o álcool 70% é inflamável e, portanto, não deve ser utilizado próximo à fonte de ignição ou de chama.

O álcool 70% na forma líquida é um irritante da pele e o seu uso constante pode levar a dermatites. Este efeito irritante é amenizado utilizando a formulação em gel. Devido ao efeito irritante, as soluções alcoólicas não devem ser usadas em mucosas. O uso tópico do álcool etílico não produz toxicidade sistêmica.

O álcool 70% é bastante usado como antisséptico por apresentar rápida ação como germicida, ser de fácil aplicação e de baixa toxicidade.


Fonte: Portal PEBMED


0 visualização0 comentário