• Servi Imagem

COMO ESTIMULAR A INDEPENDÊNCIA DAS CRIANÇAS?

Ter uma criança traz uma lista infinita de tarefas:dar banho, ajudar a se vestir, dar comida, ensinar e consolar. Ao final do dia, todas essas exigências podem ser cansativas, mas tudo isso também pode ser muito gratificante quando pensamos que não ficarão pequenas para sempre.

Entretanto, ao mesmo tempo, o papel de pai e mãeé preparar o filho para uma vida independente e autossuficiente. Se você, na primeira dificuldade que a criança encontra para realizar algo, intervir, inevitavelmente criará a ideia de que a criança é indefesa e incapaz.

Lembra como era bom poder fazer sem ajuda o mesmo que as “crianças grandes” estavam fazendo? Crie oportunidades para que seus filhos se sintam da mesma maneira e aprendam que são tão capazes quanto os mais velhos.

Ao praticar as habilidades, saberão como lidar com as situações quando chegar a hora.

Dar às crianças oportunidades de estabelecer um domínio sobre algo e se engajar em tarefas as encoraja a acreditar que são capazes e úteis. Fazer isso de maneira gradual é capaz de ensinar os pequenos a cuidarem de si sem se sentirem “abandonados”.


Fonte: UOL VIVA BEM


0 visualização0 comentário