• Servi Imagem

ADOLESCENTE QUE IGNORA MÃE? ESTUDO PARECE APONTAR UMA EXPLICAÇÃO

"Você está me ouvindo?", pergunta a mãe de qualquer adolescente distraído, e a resposta verdadeira provavelmente é não, segundo mostra uma pesquisa recente publicada no periódico Journal of Neurosciences no final de abril de 2022. Segundo os cientistas, parece que é difícil realmente culpá-los. Imagens dos cérebros de adolescentes sugerem que a reação que temos a certas vozes muda naturalmente com o tempo, tornando a voz de nossa mãe menos valiosa.

Ao escanear o cérebro de crianças com 12 anos ou menos mostraram uma resposta neural explosiva à voz de sua mãe, ativando centros de recompensa e de processamento de emoções. No entanto, por volta do aniversário de 13 anos de uma criança, ocorre uma mudança. A voz da mãe não gera mais a mesma reação neurológica. Em vez disso, o cérebro de um adolescente, independentemente do gênero, parece mais responsivo a todas as vozes em geral, sejam novas ou já conhecidas.

As mudanças são tão aparentes que os pesquisadores conseguiram adivinhar a idade de uma criança simplesmente com base em como seu cérebro respondeu à voz de sua mãe.


Fonte: UOL VIVA BEM


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo