• Servi Imagem

ACIDENTES DOMÉSTICOS: COMO PRESTAR OS PRIMEIROS SOCORROS AOS IDOSOS

Uma a cada três pessoas com mais de 65 anos sofre pelo menos uma queda anualmente. E para cada 20 idosos que caíram, pelo menos um sofre uma fratura ou precisa ser internado. É o que indicam os dados do Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde. Quanto maior a idade, maior a vulnerabilidade a acidentes, que na maioria das vezes, acontecem no ambiente doméstico.

Durante a pandemia, com o isolamento social e a impossibilidade de praticar atividades físicas e socializar, tanto o físico quanto o psicológico dos mais velhos foram abalados. Entre as causas dos acidentes domésticos envolvendo idosos – acidentes esses que vão de quedas a queimaduras e engasgamentos –, estão fraqueza muscular, ambiente pouco adaptado para as limitações motoras dessas pessoas, diminuição dos reflexos e do equilíbrio, baixa visão, senilidade, entre outros.

Para prevenir que esses acidentes tenham consequências mais graves, os cuidadores e familiares precisam estar sempre alertas para situações delicadas. O primeiro passo para lidar com qualquer emergência é manter a calma, e também passar tranquilidade para quem estiver passando mal.


Fonte: UOL VIVA BEM


0 visualização0 comentário