• Servi Imagem

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS COLORIDOS

Se a lenda diz que no final de todo arco-íris existe um tesouro, para a nutrição as cores dos alimentos garantem saúde de ouro. Numa refeição, quanto maior a variedade de cores naturais você reúne no prato – com alimentos frescos vindos da terra –, mais variedades de vitaminas e antioxidantes você pode garantir, pois cada cor esconde uma propriedade diferente. Daí o motivo por que especialistas de nutrição insistem tanto para que as pessoas montem um arco-íris no prato.

A verdade é que as cores dos alimentos não estão ali por acaso, elas representam vitaminas e antioxidantes específicos, que ajudam de alguma maneira determinado órgão ou mecanismo do corpo. Por isso, as cores dos vegetais e das frutas são vistas como guardiãs da saúde, que atuam contra a ação dos radicais livres, fortalecem o sistema de defesa, favorecem a flora intestinal e previnem doenças, como câncer, diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardíacos.

“Pessoas que consomem generosas quantidades de diversas frutas e vegetais reduzem os riscos de desenvolver essas doenças, porque as cores dos alimentos indicam a presença de vitaminas e antioxidantes que protegem a saúde como um todo”, confirma a professora Julie Garden-Robinson, especialista em nutrição e segurança alimentar da Universidade de Dakota do Norte, nos Estados Unidos. E é tanta saúde que os benefícios podem ser vistos até por fora, pois por trás daquele tom laranja da cenoura ou do amarelo da manga, estão escondidas substâncias capazes de deixar a pele mais bonita, o cabelo mais sedoso e até o humor melhor.


Fonte: REVISTA DOS VEGETARIANOS


2 visualizações0 comentário