• Servi Imagem

A IMPORTÂNCIA DO ULTRASSOM DURANTE A GRAVIDEZ

Os exames realizados durante a gestação são de extrema importância para a saúde do feto e da mãe. Contudo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 42,4% das grávidas não passam pelas mínimas seis consultas indicadas com o médico. A pesquisa revela também as deficiências do acesso ao ultrassom, exame usado para classificar a gestação, acompanhar o desenvolvimento e a saúde do feto, diagnosticar malformações e ainda identificar sinais sugestivos de doenças genéticas, como a síndrome de Down. A partir desse diagnóstico é possível direcionar mãe e feto para acompanhamentos específicos, visando sempre o bem estar e a saúde de ambos.

Há diversos tipos de ultrassom realizados durante a gravidez tem funções distintas. O exame de ultrassonografia obstétrica, por exemplo, é feito várias vezes para confirmar a idade do feto e acompanhar a evolução da gestação.

Outro exame que deve ser solicitado para todas as gestantes é o exame morfológico de primeiro trimestre. Através dele já é possível diagnosticar algumas malformações do feto como a anencefalia e a holoprosencefalia, além de rastrear anomalias congênitas.

No segundo trimestre, a gestante deve realizar o ultrassom morfológico de segundo trimestre. Este exame possibilita um estudo detalhado da anatomia fetal, sendo possível identificar diversas malformações, como as cardíacas, do sistema nervoso central, do sistema músculo-esquelético, renais, da face, pulmonares, do sistema digestivo, ou seja, um estudo detalhado do feto.

A SERVI IMAGEM oferece este e outros exames de ultrassonografia. Fale com o seu médico e marque sua consulta.


Fonte: SOGIMIG


1 visualização0 comentário