• Servi Imagem

A IMPORTÂNCIA DE TOMAR CUIDADOS COM A SUA PELE

Quando a pele é exposta a sol, ela fica também exposta as radiações ultravioletas, que são perigosas para o organismo. Alguns danos demoram alguns anos para aparecer, como manchas, o aumento do número de sardas e, o mais grave, o câncer de pele.

O simples aparecimento de uma pinta ou sinal escurecido já é motivo de alerta: este é um dos sintomas comuns do melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele. O tumor, embora pareça inofensivo, pode se alastrar para os nódulos linfáticos, ossos e atingir órgãos como cérebro, pulmões e fígado.

O único jeito de detectar a doença precocemente é com visitas periódicas ao dermatologista para avaliações gerais — já que, em estágio inicial, o tumor parece uma mancha natural da pele. Ao identificar uma lesão suspeita, os especialistas solicitam a realização de uma biópsia e, se necessário, a remoção das pintas.

Para evitar esses problemas tão indesejados, o melhor é saber como se proteger dos efeitos nocivos do sol. Obedecendo as indicações do ministério da saúde, que indica a necessidade de usar o protetor solar diariamente, mesmo à sombra, e melhor evitar pegar sol no horário das 10 horas às 15 horas.


0 visualização0 comentário